AÁo 

Porque Vegan 

 
Especiesismo 

 

 

CARACTERISTICAS como inteligência, consciência, e altruísmo existem em diferentes graus em todos os humanos e animais, com alguns animais tendo mais dessas características que alguns humanos. Não há características morais relevantes pelas quais se possam distinguir todos os humanos de todos os não-humanos. 
Na verdade, a contínua procura por uma única característica levou o psicólogo Paul Chance a concluir que a única coisa diferente nos humanos é que nós somos "a única criatura na Terra que tenta provar que é diferente, e preferivelmente superior às outras espécies" ("We're Only Human", Nós Somos Apenas Humanos, Psychology Today, Jan 88) 

Como preconceitos baseados na cor da pele ou gênero, os animais são explorados por causa de especiesismo - um preconceito contra outros porque pertencem à outras espécies.  

 

  

O veganismo me deu um novo nível de consciência e espiritualidade.  

-Dexter Scott King
(filho do Rev. Martin Luther King, Jr.)
Vegetarian Times, Oct 95
 
O movimento vegetariano deve encher com alegria as almas daqueles que têm no coração a certeza do reino de Deus sobre a Terra.  
-Leon Tolstoi, autor de Guerra e Paz
  

O costume é capaz de justificar as pessoas em qualquer atrocidade. 

-George Bernard Shaw 

 

  

Como aconteceu com humanos - escravizados, explorados e exterminados ao longo da História - hoje outros animais são vítimas da ética de "direito pelo poder" na qual os fracos são usados e assassinados. 

 

Quando as pessoas dizem "não devemos ser sentimentais", você pode ter certeza de que elas estão dispostas a fazer algo cruel. 
E se elas disserem ainda "nós temos que ser realistas", significa que elas vão ganhar dinheiro com isso. 

-Brigid Brophy, Unlived Life: A Manifesto Against Factory Farming, Vida Não Vivida:  um manifesto contra as fazendas-fábricas
  

Mas por causa de alguns bocados de carne, nós privamos uma alma de sol e de luz, e daquela porção de vida e tempo para a qual elas nasceram pra desfrutar. 

-Plutarco, Moralia
 

 

 

 

  

Muitas pessoas vêem o veganismo simplesmente como uma dieta restritiva, uma lista de produtos e ingredientes a serem evitados. Na verdade, isso é parte de uma filosofia de vida positiva e de compaixão. 
O veganismo é a realização do "ahimsa" - não-violência contra os animais e respeito por todos os seres senscientes. 
     A mais poderosa ferramenta que nós temos no trabalho por um mundo melhor é o exemplo positivo. Se você não acha que nós fazemos diferença, compare o mundo de hoje com aquele de 20 anos atrás. Vegetarianos e vegans eram extremamente raros, mas hoje quase todo mundo conhece pelo menos uma pessoa vegetariana ou vegan. A sociedade está cada vez mais se tornando receptiva aos vegans. 

Cada um de nós, em nossos exemplos, ações e atitudes - nossa existência inteira - estamos mudando o mundo. 
 

Compaixão pelo sofrimento de outros não é fraqueza. Agir com compaixão quando todos em volta fazem o contrário exige mais coragem e força de caráter do que concordar com as crueldades das pessoas em volta. 

-Norm Phelps, Fundo pelos Animais 
 

Hilda, a ovelha da foto, foi atirada a uma pilha de animais mortos enquanto ainda viva. Uma investigação descobriu que Hilda esteve na pilha por 16 horas sem comida, água ou atenção médica. Depois de um traumático início de vida, Hilda foi uma das poucas felizardas a serem resgatadas. Agora ela leva uma bela vida na Fazenda-Santuário. Veganismo é o caminho para deixar de ser cúmplice das crueldades inerentes à agricultura animal. Cada um de nós podemos fazer escolhas por um mundo melhor a cada dia. 

 

 

 

segue >>

 

Animais | Meio-Ambiente | Saúde & Teste de Produtos em Animais | Atuação

Feedback | Home