AÁo 

Porque Vegan 

 
 O verdadeiro teste moral da Humanidade, seu teste fundamental, consiste na sua atitude a respeito daqueles que estão à sua mercê: os animais. E nesse aspecto a humanidade tem sofrido um debacle fundamental, tão fundamental que todos os outros se originam dele. 

-Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser 

 
Fora os detalhes de uma dada fábrica, matadouro, peleiro, circo, etc, ver os animais como objetos e meios para obtermos comida, diversão, vestimentas, etc, inevitavelmente nos leva ao abuso e a causar sofrimento; sofrimento que não ocorreria se os víssemos como companheiros e seres senscientes que valorizam suas vidas da mesma forma que fazemos.

 

As implicações estão estampadas numa matéria de capa do jornal conservador The Economist, "Entre a completa indiferença de um lado e a compaixão radical do outro, não há um ponto de estabilidade. 
A menos que você queira arbitrar uma distinção entre um nível de crueldade e outro, logo chegará a conclusão que os humanos não ganham ferindo os animais". ("Also a part of Creation", Também uma parte da Criação, 19 de agosto de 1995). 
Para evitar aparentar ser completamente indiferente enquanto se evita as conseqüências da 'compaixão radical', a maior parte das pessas dizem que se opõem à crueldade animal mas agem como se o seu apoio pessoal aos matadouros fosse parte de sua liberdade de escolha. 
Como o editorial que acompanhava a matéria no The Economist ("What humans owe to animals", O que os humanos devem aos animais) dizia: 

"Está tudo muito bem em dizer que os indivíduos devem lutar com suas consciências; mas somente se suas consciências estiverem despertas e informadas.  A sociedade industrial - ai dela! - esconde o sofrimento dos animais.  Poucas pessoas manteriam, elas mesmas, uma galinha numa caixa de sapatos durante a sua vida de postura mas, praticamente todas, comeriam ovos 'frescos da fazenda' inteligentemente empacotados... consumidores de leite não vêem os filhotes sendo arrancados de suas mães. 
Historicamente, o homem expandiu o alcance de seus cálculos éticos a medida que a ignorância e o egoísmo recuaram, primeiro além da família e da tribo, depois, além da religião, raça e nação. Trazer essas espécies inteiramente para dentro da faixa dessas decisões pode ser impensável para a opinião moderna hoje.  Um dia, décadas ou séculos à frente, poderá ser necessário não mais que um comportamento 'civilizado' para que isso aconteça." 

A decisão que levou milhões de pessoas a parar de comer outros animais não está enraizada na aderência árida à dieta ou dogma, mas sim o desejo de eliminar os tipos de experiências que o uso de animais para comida confere sobre os seres com sentimentos.  O comprometimento humano com a harmonia, justiça, paz e amor é irônico, enquanto continuamos a apoiar o sofrimento e vergonha dos matadouros e suas operações satélite. 

-Karen Davis, PhD,
 

Nada é mais poderoso que um indivíduo atuando conscientemente, trazendo assim o nascimento da consciência coletiva. 

-Norman Cousins
 

 

 

Hilda, hoje em dia na Farm Sanctuary

 

Para cada dez pessoas que estão podando os ramos do mal, você terá sorte se encontrar uma que esteja ceifando suas raízes. 

-Henry David Thoreau 

 

 

  

O princípio que rege a VEGAN OUTREACH é que cada animal sensciente tem direito ao seu corpo e sua vida.  Como seres morais, todos podemos nos esforçar em levar vidas com ahimsa (não-violência para com todas as criaturas).  Cada passo que você toma no sentido de se tornar vegan faz do mundo um lugar mais compassivo. 

 

 
 

Animais | Meio-Ambiente | Saúde & Teste de Produtos em Animais | Atuação

Feedback | Home